Artigos de saúde

Bulimia: Mulheres com Personalidades Fortes Tem Maior Possibilidade de Recuperação

A bulimia é caracterizada pelo aumento do apetite de maneira intensa e mórbida, muitas vezes alternando com períodos de anorexia.

As mulheres com personalidades obstinadas tem provavelmente uma boa possibilidadade de recuperação definitiva deste quadro, após iniciarem tratamento com psicoterapia.

No ano passado, um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia e dos Estados Unidos examinaram os resultados da terapêutica psicológica em 98 mulheres com bulimia, e que foram submetidas a pelo menos 8 sessões de comportamento cognitivo. Neste tipo de tratamento, os pacientes são ensinados a reconhecer e mudar as motivações subjacentes e comportamentos que conduzem à sua enfermidade.

Dezenove das 98 mulheres, após apenas oito sessões de terapêutica corpontamental cognitiva, apresentaram uma mudança em relação aos seus hábitos bulímicos, e permaneceram livre de sintomas da bulimia durante um ano de seguimento.

Os investigadores compararam os sintomas clínicos e características de personalidade destes pacientes com aqueles de pacientes com respostas menos favoráveis para tratamento.

Eles descobriram que as mulheres com " personalidades ego-dirigidas " tinham uma maior possibilidade de se recuperarem rapidamente da bulimia, em relação às outras pacientes. De acordo com os investigadores, indivíduos ego-dirigidos exibem características como uma "aceitação de responsabilidade para as próprias escolhas da pessoa, identificação de... metas e propósitos, desenvolvimento de habilidades e confiança resolvendo problemas, (e) ego-aceitação". Cada uma destas características de personalidade deve facilitar "enormemente a recuperação terapêutica da bulimia", concluem os investigadores.

Fonte: International Journal of Eating Disorders 1999;26:137-144.

Copyright © 2000 eHealth Latin America