Artigos de saúde

Servir Grandes Porções de Comida Faz Com Que Crianças Comam Mais

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pennsylvania, no University Park, estudaram os efeitos do tamanho das porções servidas em uma refeição em crianças de 3 a 5 anos de idade, para observar se realmente havia, com se suspeitava, uma influência do tamanho das porções no ato de comer demais, a despeito da fome. O estudo foi publicado na edição de fevereiro da revista Journal of the American Dietetic Association.

A líder dos pesquisadores, a Dra. Barbara J. Rolls, disse que "para crianças que já aprenderam a responder às exigências ambientais, a despeito da fome que sentem, o fato de se servir grandes porções pode estimular o hábito de comer demais."

Para verificar esta hipótese, a equipe estudou 32 crianças de 3 a 5 anos de idade, em três dias diferentes. Em cada um destes dias, foi servida a mesma refeição (macarrão com queijo, salada de cenoura, leite e compota de maçã) em porções de três tamanhos diferentes: em um dia uma porção grande, no outro uma porção média e no outro uma porção pequena.

Todas as refeições foram servidas em pratos do mesmo tamanho nos três dias. Os pesquisadores observaram que, à medida em que as crianças ficam mais velhas, elas passam a ignorar a fome como um sinal de quando começar e quando parar de comer, e passam a reagir a outros sinais, como o tamanho da porção servida.

As crianças mais velhas foram mais propensas a comer toda a comida oferecida, independente do tamanho da porção, do que as crianças de 3 anos de idade. A Dra. Rolls diz que não está ainda esclarecido como as crianças eventualmente deixam de responder, com a idade, aos sinais biológicos, como a sensação de fome e de satisfação. O fato é que esta falta de resposta, aliada ao hábito dos pais de servir porções grandes demais de comida às crianças, e às exigências de que elas ‘limpem o prato,’ pode levar à ingestão excessiva de comida, com inúmeras conseqüências, incluindo obesidade.

Muitos outros estudos e estatísticas do governo estão apontando um aumento crescente da obesidade entre crianças americanas. A obesidade infantil também tem sido relacionada ao hábito de assistir televisão por tempo demais e à falta de prática de atividades físicas.

Copyright © 2000 eHealth Latin America