Artigos de saúde

Chat com Sexólogo Gerson Lopes

Gerson Lopes

O sexólogo Gerson Lopes é consultor do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) em projetos de sexualidade e vice-presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia da região Centro-Oeste. Especialista em sexologia clínica pela Federação Latino-Americana de Sexologia e Educação Sexual (Flasses) e coordenador, nessa área, do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), Lopes é autor de vários livros sobre sexualidade. Neste chat, ele conversa sobre o tema e, às vésperas do ano 2000, tira as dúvidas dos internautas sobre sexo.

ACOMPANHEM O CHAT

Pergunta: Por que os homens se cansam das mulheres após a transa? É uma desculpa de eles estarem cansados ou eles realmente cansam antes?

Gerson:
Nem todos os homens cansam das mulheres após a transa, porém quando a relação sexual existe sem um clima de afetividade o sexo pode ser visto como uma ginastica em que existe espasmos, reflexos e cansaço.

Pergunta: Como melhorar meu desempenho sexual? Como ter mais vontade de transar?

Gerson:
Nao tem uma receita mágica para melhorar o desejo de todas as pessoas, porém um corpo vigoroso, um clima afetivo, uma parceira interessante e interessada pode ajudar muito. Cada um tem seu ritmo e deve ser respeitado.

Pegunta: Queria saber muito se uma mulher que se encontra mestruada pode correr o risco de ficar grávida se transar sem camisinha.

Gerson: Se for menstruação mesmo não. Porém algumas mulheres no período ovulatório, portanto fértil podem ter um sangramento que pode ser confundido com menstruação.

Pergunta: Sou casada há três anos e não consigo relaxar com o meu parceiro, em conseqüência disso, nunca senti prazer na relação. O que faço?

Gerson: Uma vida sexual adequada implica em estar relaxada. Porém prazer não é sinônimo de orgasmo. o sexo pode ser prazeroso nem por isso tem que ser orgástico. Converse com seu ginecologista ou sexólogo ou psicólogo.

Pergunta: Na primeira transa é verdade ou fantasia: sai sangue?

Gerson:
Nem sempre a primeira transe tem que existir sangramento. Mulheres que nasceram sem himem ou perderam por uma atividade esportiva intensa ou por terem himem complacente ou por outras circunstãncias podem não sangrar.

Pergunta: Eu gostaria de saber se existe algum tipo de impotência sexual de fundo psicológico, sem nada físico.

Gerson: No Brasil ao contrário dos EUA e países da Europa a principal causa da impotência sexual é psicológica ligada ao medo de falha, a ansiedade de performance.

Pergunta: Porque a minha mulher tem períodos em que chega facilmente ao orgasmo, e às vezes, apesar de dizer que está ótimo, que foi uma transa excelente, ela não consegue ?

Gerson: Porque nem toda relação sexual tem que ser orgástica. O que tem que existir é prazer que não se restringe ao orgasmo.

Pergunta: Quanto tempo após uma relação de alto risco sem o uso de preservativo devemos fazer o exame de HIV?

Gerson: 3 samanas.

Pergunta: Muitas mulheres fingem orgasmos, e os homens?

Gerson: Alguns fingem porém é mais difícil à medida que o orgasmo masculino vem acompanhado de ejaculação.

Pergunta: Eu tenho 14 anos e gostaria de saber se meus orgãos já estão prontos para ter uma relação sexual com meu namorado?

Gerson: A relação sexual não restringe ao mero encontro dos genitais. Tem que existir maturidade emocional, afetiva e social.

Pergunta: Sexo oral transmite HIV? (faz diferença se for em um pênis ou uma vagina?)

Gerson: Sim. O contato pênis boca ou vagina boca sem proteção pode levar à contaminação por HIV.

Pergunta: Existem problemas de impotência sexual que acontecem de tanto as pessoas se masturbarem, aí não conseguem ter relacionamento com sua parceira; isso tem reversão?

Gerson: A masturbação não leva à impotência. Porém uma pessoa pode só se masturbar porque tem dificuldade de relacionar com o sexo oposto.

Pergunta: Como posso satisfazer melhor uma mulher? Depende de cada uma ou todas têm um mesmo segredo? Quantos pontos Gs uma mulher pode ter?

Gerson: Para agradar ou satisfazer uma mulher tem que ser carinhoso e não existe o chamado bom de cama. Sexualidade não é qualidade de pessoa e sim interação de pessoas. Na minha opinião a sexualidade não restringe a um ponto do corpo da mulher. Ponto G é mais ficção que realidade.

Pergunta: Será que existe algum tipo de remédio para ejaculação precoce?

Gerson: O tratamento da ejaculação precoce pode incluir remédio, porém, tem que ser prescrito por um urologista ou psiquiátra ou médico sexologo.

Pergunta: Nunca senti prazer em minhas relações. O que faço? Tenho 24 anos nunca consegui chegar ao orgasmo. Por que algumas mulheres não chegam ao orgasmo?

Gerson: Não podemos hoje aceitar a ditadura do orgasmo em que de um direito passou-se a ser uma obrigação. Porém quando não se tem a terapia sexual pode ser bastante efetiva. As causas de não té-lo geralmente estão na esfera emocional.

Pergunta: É verdade que a mulher também ejacula (a mulher de tanto prazer "gozou" um líquido)? Isso pode acontecer?

Gerson: Raras mulheres podem apresentar durante orgasmo uma emissão de líquido semelhante à ejaculação. Pórem muitas apresentam durante as contrações do orgasmo um aumento da lubificação que pode se exteriorizar.

Pergunta: Os padrões de comportamento sexual tendem a se tornar menos rígidos, admitindo-se a diferença, ou uma onda conservadora pode manter os padrões tradicionais para o próximo século?

Gerson: Espero que no próximo milênio as pessoas entendam que sexualidade não se restringe aos poucos centímetros no meio do corpo (genitalidade) e muito menos aos poucos segundos do orgasmo. Espero que o foco nas relações sexuais esteja na experiência, no processo de se relacionar e não no resultado, no que se deve obter. Que as pessoas busquem o prazer que é diferente de querer evitar o fracasso.

Pergunta: Tem algo denominado no sentido biológico do homem ter orgamos mais rápido que a mulher geralmente?

Gerson: Talvez sim. O orgasmo do homem (ejaculação) cumpriria o papel reprodutivo, de perpetuação da espécie.

Pergunta: Quanto tempo leva para aparecer o primeiro sintoma do HIV?

Gerson: Às vezes 10 anos.

Pergunta: Há algum problema com relação a fazer sexo anal seguidamente? Isso traz algum risco para a mulher? Sexo anal é prejudicial para a saúde?

Gerson: Primeiro é importante saber o que a parceira acha. O sexo anal exige que a mulher esteja muito excitada, o uso de lubrificante, prevenção e principalmente aceitablidade dela.

Pergunta: Eu transei com minha namorada três dias depois de ela ovular. Então, quero saber qual a probabilidade de ela engravidar?

Gerson: Até três dias depois ou antes, inclusives, pode existir um risco de gravidez.

Pergunta: Como posso saber quando sentir orgasmo?

Gerson: A sensação de um pico de excitação maior seguida de relaxamento pode traduzir em orgasmo. A sensação local de contrações vaginais e vontade de mover a bacia para cima e para baixo ou às vezes querer ficar imóvel pode traduzir no fenômemo orgástico. Não se chega a perder o controle ou sensação de desmaio. É mais fácil senti-lo que definí-lo. Os americanos ás vezes o comparam ao espirro só que mais prezeroso.

Pergunta: Porque ocorre a ejaculação precoce? é alguma doença irreversível? Tal Ejaculação precoce existe realmente? Tenho 26 anos e nunca transei. Tenho uma namorada e toda vez que estamos mais "hot" eu não seguro a ejaculação por muito tempo, mesmo estando de roupa. Será que tenho ejaculação precoce?

Gerson: A ejaculação precoce atinge provavelmente 25% à 50% dos homens e pode ser definido como o processo persistente e recorrente de ejacular antes, durante ou imediatamente após a penetração (menos de oito movimentos).

Pergunta: Homosexualismo ainda é considerado doença? Se for assim, tem cura?

Gerson: Homossexualidade não é doença segundo a comunidade médica internacional. Desde 1974 (EUA) foi retirada do Código Internacional de Doenças.

Pegunta: É verdade que a primeira relação das mulheres nunca é boa? Será que nunca, nem quando o clima e tudo está perfeito? É verdade que na primeira relação sexual de uma mulher ela não sente prazer, só dor?

Gerson: É natural que tudo que é a primeira vez (novidade) pode vir em clima de ansiedade que pode prejudicar a qualidade sexual. Porém a primeira relação pode ser boa, prazerosa e sem dor.

Pergunta: Qual o período considerado fértil ?

Gerson: A tabela deve ser usada apenas para aquelas mulheres que tem um ciclo menstrual regular. Imagine de 28 dias o período fértil estaria no décimo quarto dia mais 3 dias antes e tres dias depois inclusives.

Pergunta: Quais são as partes do corpo que excitam um homem ? Como podemos fazer para prolongar o orgasmo? Tenho ejaculação muito precoce todas as vezes que transo, o que faço para demorar mais ?

Gerson: Todo o corpo é erótico. Porém extremidades, partes internas, dobras e pregas são mais excitaveis. Para prolongar o orgasmo é importante concentrar nas sensações prazerosas e interrompê-las temporariamente quando possível.

Copyright © 2000 eHealth Latin America