Artigos de saúde

Informações Sobre a Caxumba

A caxumba é uma doença viral aguda que se caracteriza por febre, inchação e dor ao tato de uma ou mais glândulas salivares, em geral a parótida, e às vezes as sublinguais ou submaxilares.

A orquite é verificada em 20 a 30% dos homens e a oforite em cerca de 5% das mulheres entre as que têm a doença após a puberdade; a esterilidade é uma seqüela muito rara.

Na caxumba podem também se manifestar: pancreatite, neurite, artrite, mastite, nefrite, tireoidite e pericardite.

Durante o primeiro trimestre da gravidez pode aumentar a taxa de abortos espontâneos, mas não existem provas conclusivas de que a doença durante a gestação produza mal-formação congênita.

O vírus da caxumba tem sido isolado da saliva desde seis ou sete dias antes da manifestação da parotidite até nove dias depois dela; as pessoas expostas não imunes devem ser consideradas infecciosas do 120 ao 25 dia após a exposição.

O período de máxima infecciosidade ocorre cerca de 48 horas antes do princípio da doença. O vírus pode ser identificado na urina até 14 dias depois do início da doença. As infecções inaparentes podem ser transmissíveis.

A suscetibilidade à caxumba é geral. A imunidade pode ser permanente e surge depois de infecções inaparentes e clínicas. Muitos adultos podem ter sido infectados por mecanismos naturais e ser considerados imunes, apesar de não terem manifestado a doença.

Todos os esforços devem ser empreendidos para imunizar as pessoas antes da puberdade (especialmente os homens) contra a caxumba.

A vacina contra a caxumba está contra-indicada nas pessoas imunodeficientes e nas mulheres grávidas. Uma contra-indicação relativa é a hipersensibilidade intensa à proteína de ovos, que, neste caso, a vacina deverá ser aplicada unicamente sob supervisão médica.

Fonte: Doenças Infecciosas e Parasitárias - Auto-Avaliação e Revisão - 1ª Ed. - 1996

Copyright © 2000 eHealth Latin America